Treinos e Provas // 11 jan 2018

Saiba como escolher a sua primeira meia maratona

Autor Imagem Por Giselli Souza

Você já decidiu que 2018 será o ano da sua primeira meia maratona, mas a primeira coisa que te passa na cabeça é: qual prova escolher? Com tantas opções legais, resolvi eleger alguns pontos importantes para serem levados em conta na hora de decidir a sua prova-alvo do ano e começar a preparação.

  • Defina o semestre

    Se você já vem em um ritmo legal de treinos, está magra e com a vida pessoal e profissional estabilizada, que tal aumentar o ritmo dos treinos e se desafiar logo no primeiro semestre? Dê preferência para escolher uma prova a partir de maio, para fazer um bom trabalho de base em janeiro e fevereiro e conseguir bons resultados nos 10km em março e abril.  No Brasil, os  circuitos da Golden Run e da City Marathon são planos e bem organizados.

    …se você acha que só vai conseguir pegar no tranco mais pra frente, sem problemas! Existem opções muito bacanas também no segundo semestre destes mesmos organizadores.

    divas-treinamento

  • Performance ou visual?

    É bem legal correr no Rio de Janeiro? Sim, muito! Mas se você não é muito adaptada a correr no calor, mesmo no inverno, a cidade maravilhosa é quente! Muito quente! Todas as minhas meias maratonas por lá foram duras. Não que não valha a pena, mas vá com a consciência que talvez você possa sofrer um pouquinho com a temperatura caso não esteja muito acostumada.

    …se você já é ligada em performance, escolha por uma meia fria. A meia de Floripa, assim como o Circuito Athenas, em São Paulo, são ótimas para quem busca tempo. A parte ruim é que você corre o risco de pegar aquela chuva. A meia de Floripa, em 2015, por exemplo, eu corri embaixo de uma tempestade, mas bati o meu tempo nos 21k 🙂

  • Correr no exterior?

    Minha primeira meia foi em Buenos Aires, que vamos dizer, parece o nosso “quintal de casa”. É perto, cheia de brasileiros, plana, barata e uma viagem gostosa também para se fazer como turismo. Se essa é a sua estreia nos 21km, minha sugestão é você tentar ir para algum lugar perto para evitar sofrer com fuso horário e mudanças climáticas. Além de Buenos Aires, Santiago, no Chile, e Punta del Este, no Uruguai, são opções ótimas.

    divas-sorocaba

  • Meia maratona feminina?

    É demais! Embora a primeira edição tenha sido a melhor, a W21K continua sendo a prova pioneira e também a que possui o maior público dentre as meias maratonas femininas no Brasil. Apesar de hoje ter também a distância de 10km, ainda vale bastante a pena especialmente porque acaba sendo uma celebração entre amigas, além do Divas que Correm estar sempre presente (hehehehehe).

  • Vale caminhar nos primeiros 21km?

    Diva, é lógico que a gente vai falar pra você levar a sério o treinamento, até pra não se lesionar e não se frustrar. Mas isso não significa que você esteja PROIBIDA de trotar ou caminhar. O conselho que eu posso te dar é: treine para caminhar o mínimo possível, até porque 21km é longe, rs.

    Gostou das sugestões? Então escreva nos comentários qual prova deseja fazer neste ano.

    Bons treinos!

    Compre com o desconto exclusivo do DC de 15% na Netshoes
    Treine com o pelotão Divas que Correm
    Conheça a nossa loja Divas que Correm

 

Veja mais!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *