Treinos e Provas // 04 jun 2018

Por que o descanso pós-prova é tão importante para a sua saúde

Autor Imagem Por Giselli Souza

Por algum tempo eu pensei que fosse frescura aquela “ressaca” pós-prova, que geralmente acompanha os atletas ao longo das competições. Mesmo com os conselhos dos treinadores, nutricionista, fisioterapeuta, médicos, etc, eu continuava treinando, não importasse se fosse uma meia maratona, maratona ou prova de 10km. O resultado ao longo do tempo foi uma coleção de resfriados, quedas na imunidade e perdas de performance.

A corredora Simone Belmonte, de São Paulo, que completou o desafio Cidade Maravilhosa. Foto: Arquivo pessoal

A corredora Simone Belmonte, de São Paulo, que completou o desafio Cidade Maravilhosa. Foto: Arquivo pessoal

Ao aprender a descansar , o que nem sempre é colocar as pernas para o ar e coçar no sofá, eu ganhei saúde, aprendi a conhecer o meu corpo e ganhei muito mais qualidade de vida no esporte.

A meia maratonista Carol Amada em mais uma edição da Maratona do Rio, comemorando a sua conquista. Foto: acervo pessoal

A meia maratonista Carol Amada em mais uma edição da Maratona do Rio, comemorando a sua conquista. Foto: acervo pessoal

Aprendi que investir em uma boa massagem pós-prova vale muito mais do que se entupir de remédios. Que uma soltura, seja na água (natação), um giro de bike ou um trote leve no parque (de no máximo 1 hora), ajudam a liberar a musculatura e a regenerar os músculos do estresse da prova.

A corredora Carla Caroline, na sua chegada emocionante dos 21k na Maratona do Rio. Foto: acervo pessoal

A corredora Carla Caroline, na sua chegada emocionante dos 21k na Maratona do Rio. Foto: acervo pessoal

Uma boa noite de sono, acompanhada de refeições nutritivas e equilibradas, são perfeitas para que deseja uma recuperação ativa. Sabe aquela história de jacar como se não houvesse amanhã ou encher a cara de bebida alcóolica depois da prova?

As experiências me mostraram que todas as vezes que eu fiz isso eu somente retardei a recuperação do meu corpo. O que era pra demorar somente 48 horas (no máximo), se perdurou por até uma semana (os sintomas de dores, cansaço físico, mental e especialmente um sono sem fim).

Simone Almeida e a medalha tão sonhada dos primeiros 42K. Foto: acervo pessoal

Simone Almeida e a medalha tão sonhada dos primeiros 42K. Foto: acervo pessoal

A grande verdade é que quanto mais a gente conhece o nosso corpo, mais a gente passa a ter domínio dele. Compreende os sinais e antecipa possíveis doenças e desgastes desnecessários.

Geralmente, o corpo leva cerca de um mês para se recuperar de uma maratona. Quase sempre neste período eu tenho a sensação de estar praticamente “zerada”, me inscrevo em alguma provinha, só pra descobrir, mais uma vez, que preciso de mais descanso. É engraçado, mas todas as vezes que eu tento romper esse processo, o meu corpo vai lá e me derruba.

Com o tempo, aprendi a respeitar os meus limites e a usufruir desse período de descanso. A volta sempre tende a ser melhor (mais condicionada, mais forte e mais realizada como atleta). Até porque essa história de ficar sempre machucada e doente enche o saco, né?

Então, divas, queridas, parabéns por arrasarem por mais um ano na Maratona do Rio! Às divas que estrearam também na nova Maratona de Floripa, minha grande salva de palmas.

Agora, bom descanso a todas nesta volta aos treinos!

Para quem mora em São Paulo, aqui vai a minha dica de massagem, com a Lica Taira, corredora e massagista esportiva, que eu adoro e super recomendo! (11) 99212-9437.

E tem também a minha clínica esportiva parceira, a Physio Institute, que também possui um trabalho de Recovery maravilhoso, com aquela botinha mágica + massagem esportiva. Para ter o seu desconto, basta utilizar o código “gisellipyhsioinstitute”.

Conheça a loja Divas que Correm
Saiba como fazer parte do Divas que Correm
Treine com o pelotão Divas que Correm com as nossas assessorias parceiras

 

Veja mais!

2 COMENTÁRIOS

    Parabéns por todo conteúdo que você disponibiza. Espero correr com vocês em breve

    Giselli Souza disse:

    Obrigada, Adriana. Você é muito bem-vinda nos nossos encontros. Esperamos pela sua presença! Dia 4/11 teremos no nosso evento na Estrada Velha de Santos. As inscrições e o kit de participação está à venda na nossa loja virtual: loja.divasquecorrem.com. Contamos com a sua presença! Bjs.

Comentários fechados.