Nutrição esportiva // 08 fev 2017

Por que adoçante em excesso faz mal e até engorda

Autor Imagem Por Giselli Souza

Não sou eu quem diz e nem só a minha nutricionista Lívia Hasegawa. Mas diversos estudos atuais já demonstraram que adoçantes artificiais, como aspartame e sucralose, que no passado já foram apontados como os melhores amigos da dieta, podem afetar a glicemia (açúcar no sangue) como também até elevar o ganho de gordura 🙁

diet-light
“Na realidade eles não causam um aumento da glicemia por si só da mesma maneira que açúcar faz, mas eles parecem ter um impacto negativo na resposta do açúcar no sangue a outros alimentos. Mas como isso funciona? Um estudo mostrou que depois de ingerir sucralose, indivíduos tiveram maiores picos de açúcar no sangue e insulina a partir dos alimentos que comiam depois. Outro grande estudo deste ano constatou que aqueles que usam regularmente aspartame têm alterações significativas na sua capacidade de administrar glicose, e isso foi particularmente evidente em pessoas que estão acima do peso”, explica a nutricionista esportiva Lívia Hasegawa.

Em outras palavras, consumir um alimento com adoçante artificial em uma refeição pode gerar um aumento de açúcar no sangue maior do que quando comparado a uma refeição sem a presença dos mesmos. Com o tempo, o açúcar no sangue e a insulina mais elevados podem aumentar o risco de desenvolver diabetes tipo 2, bem como levar ao ganho de gordura.

“Um outro problema envolvendo os adoçantes são que eles são capazes de alterar as cepas de bactérias do nosso intestino promovendo o crescimento de cepas específicas que estão associadas com a obesidade”, afirma a nutricionista.

Como se livrar os adoçantes
Pode parecer estranho no começo, ainda mais se você sempre foi acostumada a adoçar tudo, do suco ao cafezinho. Mas tente, aos poucos, mudar o seu paladar. Comece pelos alimentos mais simples até ir para os mais complexos. Acredite: aos poucos você vai começar a perceber que o alimentos – principalmente o café – são bem mais saborosos sem açúcar muito menos sem adoçante.

“Tente aos poucos reduzir o consumo de adoçantes até conseguir consumir os alimentos sem adoçar. Caso não seja possível, tente trocar pelo consumo dos adoçantes mais naturais como xilitol, eritritol ou stevia, mas mesmo assim, treine seu paladar para acostumar com o menor sabor doce. Com o tempo nosso paladar se acostuma. Tente! Se quisermos resultados diferentes, temos que ter ações diferentes”, afirma.

É verdade, divas. O que eu posso dizer a vocês é que demora, mas é super possível. Hoje, eu escolho quando e como eu quero comer doce. Bem diferente de antes que ele estava presente o tempo todo na minha vida, a jacada tem a hora e o dia certo para a acontecer 🙂 Escreve nos comentários o que você achou e qual a sua dificuldade em se livrar dos adoçantes. Bons treinos!

Veja mais!

1 COMENTÁRIO

    Runner 5km disse:

    Muito legal o post, estou tentando tirar o adoçante de vez da minha vida… e como mencionado aqui, estou começando pelo cafézinho… faz 1 semana! Parabéns adoro o blog de vocês

Comentários fechados.