Treinos e Provas // 01 out 2018

Outubro Rosa DC: Como a corrida de rua pode ajudar na luta contra o câncer

Autor Imagem Por Giselli Souza

O mês de outubro chegou e mais uma vez vemos várias campanhas de combate ao câncer de mama, alertando sobre o diagnóstico e a prevenção com exames, desde o de toque, que pode ser feito por você mesma embaixo do chuveiro, como a mamografia e ultrassonografia – solicitados pelo seu ginecologista.

O que muitas de você já sabem, mas algumas pessoas ainda não – e é esse o motivo do meu post – é que a corrida de rua pode ser um grande aliado no tratamento e até no combate ao câncer.

Escrevo e vivencio isso na prática, pois perdi os meus pais para o câncer, e utilizo o esporte como forma de prevenção da doença.

Nosso evento do Outubro Rosa será realizado neste próximo sábado, dia 6, em São Paulo, das 8h ao meio-dia, na clínica Physio Institute, próximo ao parque do Ibirapuera

Nosso evento do Outubro Rosa será realizado neste próximo sábado, dia 6, em São Paulo, das 8h ao meio-dia, na clínica Physio Institute, próximo ao parque do Ibirapuera

O sobrepeso, aliado a falta de atividade física, são alguns dos fatores de risco. E aí, quando você  acrescenta o cigarro, depressão, estresse e excesso de trabalho, pode ser a fórmula perfeita para a doença aparecer, ainda mais se você tiver uma pré-disposição genética (histórico de outros membros da família que já tiveram câncer).

Ao se manter ativa e no esporte, você não só passa a se alimentar melhor, como também ganha qualidade de vida e passa a ser menos suscetível a doenças.

  • A corrida durante o tratamento 

Especialmente para quem acompanha o paciente, a corrida de rua pode ser um grande aliado ao longo do tratamento. Quando se fala que “ninguém enfrenta um câncer sozinha” é a mais pura verdade.

Encarar o tratamento ao lado de alguém que você ama é uma experiência muito dolorosa e que também adoece. Infelizmente, nem todos os casos de câncer tem cura e vivenciar a rotina de hospitais e do próprio tratamento e dos exames pode deixar você com um olhar bem negativo perante à vida.

O esporte entra justamente aí. Ao vivenciar as dificuldades diárias da corrida – seja em simplesmente começar a trotar ou já se desafiar em uma distância ou ritmo – você sai da sua zona de conforto já conhecida e se dispõe a ir além.

As amizades e a endorfina pós-treino ajudam a trazer esperança para pacientes e familiares que convivem com a doença

As amizades e a endorfina pós-treino ajudam a trazer esperança para pacientes e familiares que convivem com a doença

Ao perceber que você conseguiu ter algum avanço isso automaticamente gera uma sensação de prazer e confiança que aos poucos volta a trazer o colorido da vida. Sem falar nas amizades e na sensação de endorfina pós-corrida.

Para quem está no tratamento, a prática do esporte precisa ser sempre acompanhada por um médico, mas mesmo uma caminhada ou o simples fato de estar envolvida com pessoas do esporte (indo a uma prova, um encontro de corrida ou mantendo contato com as pessoas que conheceu nos treinos) também ajuda a devolver a esperança.

Mas e se eu adoecer?

Não existe fórmula mágica nem vacina contra o câncer, é fato. Porém, eu acredito muito na força do esporte e nos aprendizados que ele nos traz.

Já conheci muitos atletas que tiveram a doença e conseguiram reagir melhor ao tratamento justamente por terem um organismo saudável e condicionado.

Ninguém está livre de nada, mas com certeza, a corrida pode nos ajudar bastante, seja como paciente ou acompanhante.

Mantenha seus exames em dia, busque ter uma dieta saudável, sempre com o acompanhamento e orientação de uma nutricionista, mas tente, acima de tudo, se manter em movimento e com a cabeça e o coração em paz.

A corrida com certeza pode ser a sua grande aliada nesta jornada de uma vida mais leve e positiva. E nós, do Divas que Correm, estaremos apoiando você, independente do pace ou distância que você corra.

Você é (e sempre será) sempre bem-vinda no nosso pelotão!

Bons treinos!

Conheça a nossa loja Divas que Correm
Participe dos nossos treinões! Veja a nossa agenda de eventos de outubro
Participe do nosso treino especial na Estrada Velha de Santos em 4/11. Adquira o seu kit de participação
Compre o seu Garmin com 10% de desconto na Garmin Store com o cupom Divas10
Suplementos e fórmulas de manipulação com 15% de desconto na Efarmashop

 

 

Veja mais!