Treinos e Provas // 22 jan 2014

Chegou a hora da primeira meia maratona?

Autor Imagem Por Giselli Souza

Você entrou no ritmo dos treinos, já tem no currículo várias provas de 10km, se aventurou pelos 16km e agora sonha com a sua primeira meia maratona. Se você está nesse processo, o caminho até ela exigirá um pouco mais de dedicação aos treinos, mas não é tão difícil o quanto parece.

A minha primeira meia maratona foi em 2011, em Buenos Aires, ao lado do meu marido. Na época, estava no sobrepeso e havia me recuperado há poucos meses da fratura por estresse. Não fiz um excelente tempo para muita gente, mas fiz o meu melhor para as minhas condições: 2h28min repletos de comemoração e alegria.

Eu e meu marido, na nossa primeira meia maratona, em 2011

Eu e meu marido, na nossa primeira meia maratona, em 201. Repare que eu estava com kinesio tape na perna esquerda, pois tinha medo de sentir dor no local da fratura e não conseguir terminar. Felizmente, deu tudo certo!

De lá para cá foram mais sete meias maratonas. Em 2012, fiz a meia do Rio de Janeiro (2h23min) e da Praia Grande (2h20min), até hoje a minha mais difícil. Em 2013, fiz a Meia Internacional de São Paulo (2h22min), a Meia da Corpore (2h17) e a Meia da Praia Grande novamente em 2h17. Meu melhor tempo em uma meia, não foi exatamente em uma meia, mas nos 25km da Maratona de São Paulo, que fiz em 2h32min, passando pelos 21km em 2h06.

Meus tempos em meias maratonas ainda são altos. Tenho várias amigas sub 2h, algumas até top20 da Asics (as 20 primeiras meninas a cruzarem a linha de chegada). Se fosse me ligar nisso, talvez não tivesse nem me arriscado a ir para as maratonas, nem muito menos me dedicado a reeducação alimentar, no ano passado.

2

A meia mais sofrida, com 73 kgs

O que eu quero dizer é que ok vc vai sempre encontrar pessoas que logo na minha meia maratona consegue cravar sub 2h, algumas até tempos extraordinários, como 1h45min, como uma amiga que estreiou nas meias depois de mim e hoje já consegue facilmente fazer uma maratona sub 4h.

A sua dedicação aos treinos e o respeito ao seu corpo é que vai fazer com que você cruze a linha de chegada em uma meia maratona. Não adianta querer ter pace rápido acima do peso, mas também não é por isso que você deva abrir mão desse sonho. É possível sim correr pesada e te falo por experiência: é esse perrengue de correr pesada, de sentir as pernas assadas e a vaselina não dando conta do recado, que vai te fazer (ou não) se dedicar à dieta com a mesma intensidade dos treinos.

302323

Pesadinha na Meia Internacional de São Paulo, em 2013, no início da reeducação

Lembro muito bem que na minha primeira meia, em 2011, quando estava procurando um novo treinador, ouvi de duas pessoas que eu não seria capaz. Um treinador de uma assessoria e um professor de academia que me disseram, na lata, que eu não tinha corpo de corredora e por voltado recentemente de uma lesão, não teria tempo hábil de conseguir me preparar. Isso era em meados de maio daquele ano e a Meia de Buenos Aires era em setembro.

Foi quando conheci o meu treinador, Gustavo Abade, da assessoria Branca Esportes, que disse que sim, era possível, desde que eu não me preocupasse com tempo nem com grandes performances.

Feliz da vida com a minha performance nos 25km da Maratona de São Paulo

Feliz da vida com a minha performance nos 25km da Maratona de São Paulo

Então, se esse é o seu objetivo em 2014, eu só posso dizer que sim, ele é possível. E quanto ao meu objetivo neste ano, agora sim, com 61kgs, vou querer ser sub 2h.

Veja o calendário de meias maratonas que eu separei aqui para esse primeiro semestre e divirta-se. Em breve, vou falando delas por aqui individualmente.

Fevereiro

23/02
Meia Maratona Internacional de São Paulo (eu vou!)

Março

15/03
Meia Maratona Caminhos do Vinho

23/03
Mizuno Half Marathon – etapa Belo Horizonte

23/03

Meia Maratona de Florianópolis 

23/03

Golden Four Asics – etapa Porto Alegre

Meia Maratona Nova Friburgo

Abril

6/04
Golden Four Asics – etapa Rio de Janeiro

13/04

Meia Maratona de Balneário Camboriú

27/04

Meia Maratona de Buenos Aires

27/04

Meia Maratona de Porto Alegre

Maio

11/05

Mizuno Half Marathon – etapa Rio de Janeiro

25/05

Mizuno Half Marathon – etapa São Paulo

Junho

1/06

Meia Maratona da Bahia

8/06

Meia Maratona de Floripa

Julho

27/07

Mizuno Half Marathon – etapa Porto Alegre

Veja mais!

4 COMENTÁRIOS

    Darci disse:

    Golden Four Asics Etapa São Paulo – dia 03/08/14

    leisy disse:

    Giselli, esse post foi pra mim!!!!hahaha… Estou treinando e ontem ja fui batizada pela chuva!!! 15min Ca + 5x 2tr/1ca + 10Ca + Al !!! 😉 #focomesmocomchuva

    Gisele disse:

    Obrigada! Eu tava precisando ler isto, sonho em fazer minha 1° meia, mas estou com 72 o ideal seria ao menos 69kilos, mas qro muito, e qro agora em abril/14, ja fiz dezenas de 10k em dez fiz minha 1° SS foi maravilhoso, cravei 1:32 chorei quando atravessei a linha de chegada!! Emocionante! Agora eu qro os 21k e vou! E vou correr ela toda! E vou terminar correndo! Vou me preparar todos os dias para isto! Nao me preocupo com tempo, qro curtir a corrida, me sentir uma.corredora, sentir e ver os treinos fazerem efeitos! Eu vou!

    Tiane disse:

    Aaaaaahhhhh eu tô com um medinho…farei minha 1ª meia maratona, em março, aqui em BH. Não procuro performance e sim, conquistar mais esse desafio. Vou conseguir, sem que seja em 3h kkkkkk

Comentários fechados.